Tá difícil ser adolescente?
Você tem medos bobos e coragens absurdas? Sente que suas emoções estão “ à todo vapor" e à " flor da pele "? Acha que está em crise, vai das lágrimas ao riso num minuto? Está com humor inconstante? Agora quer e logo não quer mais ?
Calma.
Talvez se começar a entender um pouco o que, de fato, está acontecendo, você se sinta mais aliviado.
Tudo isto é bem complexo, mas vou tentar explicar resumidamente:
Duas mudanças importantes estão acontecendo :
Alterações físicas e emocionais causadas pelos benditos " hormônios".
Alterações nos circuitos cerebrais, menos conhecido, mas não menos importantes.
Estas alterações cerebrais, incluem uma “poda neural”, termo usado pelos especialistas para explicar que ocorre a " morte de circuitos neurais “ usados na infância mas que não serão mais utéis na nova fase de vida adulta que se apresenta.
Esta ”poda “ resulta numa remodelação cerebral, que começa aos 12 anos e se estende até mais ou menos 24 .( e pode ser afetada por drogas e álcool).
Ela é também responsável por importantes mudanças na maneira como o adolescente funciona e por uma série de desafios que vão surgir.
Entende agora porque as coisas estão tão difíceis ai dentro?
Todas estas alterações ( hormonais e cerebrais ) vão gerar basicamente 4 comportamentos bem característicos do jovem :
Busca por Novidades;
Engajamento Social;
Aumento da Intensidade Emocional;
Exploração Criativa.
Tudo isto, junto e misturado, se BEM APROVEITADO e DIRECIONADO carrega um enorme potencial positivo. Usado de maneira eficaz este potencial cria diversas possibilidades, levando à questionamentos poderosos sobre quem é você e em quem quer se transformar: uma nova compreensão sobre si próprio muito importante e valiosa.
Na mesma proporção, esta fase apresenta RISCOS dentro dos 4 aspectos mencionados anteriormente:
1- O impulso pelo novo e a ânsia de viver e experimentar tudo de formas diferentes : enfatiza a emoção mas minimiza as consequências, pode levar o jovem à viver experiências que nem sempre ele consegue lidar ou suportar, as vezes colocando sua vida e a de outros em perigo.
2- A busca de relações sociais e o desejo de fazer parte de " grupo" à qualquer preço: o afastamento dos pais , que é um vínculo fundamental.
3- Emoções intensas: impulsividade, agir sem pensar.
4- A exploração do seu universo criativo - perda de direção, falta de propósito, crises de identidade.
Como você vai viver este momento É UMA ESCOLHA SUA, que pode trazer impactos positivos na sua vida ou consequências desastrosas para seu futuro.
O que você escolhe ?
*Se você é jovem 15+ , gostou deste texto, se interessou pelo assunto, e quer saber mais sobre RODAS DE CONVERSA COM JOVENS mande um e-mail para atendimento.renatatabithcoaching@gmail ou entre em contato pelo celular F: 999881694.
* Se você quiser ler meus textos, inscreva-se no espaço abaixo. Vou adorar compartilha-los com você!
Ref. Bibliográficas
- BRUNO NETO, Rafael, Neuropsicologia: o desenvolvimento da consciência, aprendizagem e transtornos – 2007
- REVISTA PSIQUE, Adolescência: o drama de uma idade