O fracasso pode ser desafiador


Se você é mãe ou pai, já passou por isto: vamos dizer que seu filho tem notas médias em matemática mas esta matéria não é seu forte. Ele fez todas as lições e estudou para a prova.

Infelizmente, o resultado não foi bom.

Seu filho diz: “ Não foi culpa minha! Eu me esforcei, não sei mais o que fazer !! “

Agora é sua vez de fazer um teste:

Escolha a resposta que daria a seu filho:

A – Ok, você se saiu mal. Sei que estudou, mas precisa se esforçar mais da próxima vez.

B- Não sei porque isto aconteceu com você. Estou tão orgulhosa do seu empenho. Vamos dar uma olhada nesta prova para ver se esta correta.

C - Eu acredito em você. Sei que consegue se sair bem, tenho certeza que da próxima você conseguirá.

D- Esta prova não é tão importante. Se você continuar fazendo as lições você pode ter um crédito nas notas finais, e conseguir uma boa média.

Vamos analisar as repostas em ordem contrária:

D- Reflete a importância da nota e não do aprendizado.

C- Nas entrelinhas, significa dizer: você fez o que podia, da próxima tudo dará certo. Esta resposta ensina as crianças que não é preciso fazer mais, só acreditar.

B- Você sabe que seu filho estudou. Mas também sabe que o professor e escola tem a responsabilidade com a matéria e as provas aplicadas.

Mensagem : culpe alguém ou algum fator externo quando o resultado não for o esperado.

A- Esta é melhor resposta e mais difícil também, para a maioria dos pais.

A mensagem por trás? Aceite o fracasso. Aprenda com isto. Você pode fazer melhor!

Escolher a reposta A dá ao seu filho a chance de ir atrás e buscar o que ele deseja, e impede de mantê-lo num comportamento de defesa. Ajuda seu filho a construir a crença de que ele sempre pode buscar um resultado melhor se estiver disposto a investir mais.

Desta forma, você estará o ajudando a construir um MINDSET de crescimento, onde falhas e fracasso não são grande coisa e fazem parte da vida e do aprendizado.

Estou lendo Mindset, The New Psychology of Sucess, onde a autora, Carol Drew, escreve:

“Há uma forte tendência na nossa sociedade em empoderar nosso filhos e ajudá-los na construção de uma boa auto estima e a mensagem mais perigosa por trás disto tudo é :

" Proteja seu filho do fracasso e da frustração! "

Se o seu objetivo for uma maior realização para seu filho, o que você deve fazer?

Ajuda-lo a lidar com os problemas do dia a dia, e também a reconhecer que na grande maioria das vezes ele é o resposavél por suas ações e suas escolhas. O que também inclui a decisão de dedicar tempo e energia (= esforço) à uma tarefa, de maneira deliberada.

As crianças precisam de um feedback realista e honesto.

Não oferecer uma crítica construtiva não ajuda na confiança e segurança do seu filho, e prejudica seu futuro.

Se você acredita que limites podem ser vencidos e ultrapassados, com maior esforço, então o fracasso pode ser desafiador e também a chave para querer melhorar.

#coaching #lifecoachig #coachingforteenagers #coachigvocacional #coachingforyoungadults #coachingadolescentes #coachingjovens #avidaqueavaleapenaservivida #teens #adolescentes #desenvolvimentohumano #autoconsciencia #disciplina #conciencia #transformação

Notícias em Destaque

Noticias Recentes