top of page

Você tem filho adolescente ? Quer ajudá-lo na Escolha da Profissão ?


Leia aqui algumas dicas:

Nesta fase, é comum que o jovem se sinta perdido e angustiado. Ele sofre pressões da família e dos amigos e as vezes da escola.

Além de sentir que as reponsabilidades aumentaram.

Alguns fatores devem ser levados em conta ao escolher uma profissão e você pode ajudar seu filho nos seguintes questionamentos :

Autoconhecimento : é a base de todo processo de escolha. Ajude seu filho fazendo perguntas que o levem a conhecer mais sobre si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades.

Áreas de Interesse: em quais disciplinas seu filho tem mais habilidade? Exatas, humanas ou saúde? Identificar as áreas de interesse é um bom começo.

Vivenciar Profissão : conversar com profissionais já inseridos no mercado de trabalho, visitar uma universidade ou até conhecer pessoas da área, podem ajuda-lo a imaginar o dia-a-dia da profissão.

Apoio da Família: conversar com seu filho é fundamental . Conte um pouco como foi seu processo de escolha. Deixe claro para ele, que esta escolha pode não ser definitiva. Isto alivia a “pressão “ e o peso da decisão de que ele estará se comprometendo com algo pelo resto de sua vida.

Coaching Vocacional : se mesmo depois de conversar seu filho ele ainda se sentir inseguro, o processo de Coaching Vocacional é uma boa alternativa.

Ao longo de 10 sessões, o adolescente é conduzido num processo de autoconhecimento, através de questionamentos que o ajudam a pensar e refletir sobre vários aspectos de sua vida atual e futura, tanto profissionais como pessoais. A partir das próprias descobertas, o jovem vai tomando decisões e se apropriando de quem ele realmente é e começa a vislumbrar o que ele espera para seu futuro.

Se quiser receber meus textos, inscreva-se no espaço abaixo. Vou adorar compartilha-los com você!

Notícias em Destaque

Noticias Recentes

bottom of page